É um método único de auto defesa, igualmente adaptável e eficiente contra um ou mais agressores.

Algumas características:

É uma arte de auto defesa relacionada à defesa contra um ataque não provocado. Não há ataque no aikido;

A referência constante ao hara, ou o “centro” do homem (centro de gravidade) como o ponto de concentração da energia, há a predominância de referências ao KI, ou energia interior, como a forma de energia a ser empregada;

Ênfase na circulariedade ou esfericidade na aplicação dos movimentos de defesa.

 

Armas

Vários dos movimentos do aikido derivam das lutas com espadas. Representam situações em que ambos os contendores estavam armados ou um deles havia perdido sua arma. A espada nos treinos é de madeira e chamada bokken ou bokuto.

Outra arma tradicional é o Jô, ou bastão de madeira. É usado principalmente em alguns kata individuais, com elaboradas seqüências de movimentos de ataque e defesa.

 

Diferença

Segundo uma expressão muito usada no jujutsu: “Quando puxado, empurre; quando empurrado, puxe”.Esse conselho é baseado no movimento linear. No aikido, entretanto, dizemos: “Quando empurrado, vire, quando puxado, vire e entre”.

O judô inclui várias formas de agarramentos, lutas de solo, ataques agressivos com técnicas de estrangulamento usada no corpo-a-corpo e outra posturas e técnicas que não existem no aikido, que é essencialmente um sistema de defesa pessoal. A maior diferença está na ênfase do judô na competição formal dentro de limites estabelecidos e organizada em categorias de peso. No aikido, ao contrário, não existem competições organizadas; o enfoque é o treinamento diário, o auto-aperfeiçoamento e a manifestação dos princípios do aikido em demostrações livres.

Aplicando o principio do movimento circular, a resposta para o ataque é imediata e o oponente nunca consegue uma pegada firme. Um movimento leva a outro até que o ataque seja completamente neutralizado, e não há padrões fixos a seguir. Conseqüentemente, no aikido não há técnicas complicadas de imobilização no chão, nem estrangulamentos ou pegadas incomuns, nem técnicas de chutes.

 

"As artes marciais japonesas foram inspiradas originalmente pelo objetivo da vitória no campo de batalha. Mas a vitória é efêmera, passa rapidamente e desaparece. Podemos exultar com as vitórias obtidas, mas estas nunca se constituem na vitória final realizadora. Existia, assim, uma contradição: dedicar uma vida toda a um treinamento rigoroso por um objetivo fugaz.

Essa contradição foi resolvida na formação do Budô (o Caminho das artes marciais), sendo o Aikido seu mais moderno expoente. O Aikido ensina o modo de obter a vitória absoluta, baseando-se na filosofia da não-resistência. Não-resistência significa subjugar os instintos agressivos, combativos e destrutivos da pessoa e canalizá-los para o poder do amor criativo. Tal filosofia reveste-se de valor especial quando ensinada através de uma arte marcial, mas ela é a essência do Budô."

kisshomaru ueshiba